“Will you marry me... in Portugal?”


Os casamentos sofisticados e de luxo de estrangeiros em Portugal estão a aumentar e a tornar-se uma forte tendência de negócio. Os nubentes são sobretudo brasileiros, irlandeses e ingleses, que querem dar o nó em cenários de sonho. As regiões de Lisboa, Algarve e Douro estão entre as preferidas dos pares românticos. As cerimônias resultam de um diversificado leque de serviços oferecidos por profissionais qualificados, e já previamente vendidos nos países de origens dos noivos.

Só em 2017, o Ministério da Justiça português registou 1131 casamentos de estrangeiros, mais do dobro dos 530 ocorridos em 2008. Em 2016, houve 890. Os brasileiros são os primeiros no TOP 10, seguidos dos irlandeses, alemães, ucranianos, ingleses, russos, polacos, italianos, cabo-verdianos, franceses, etc., e estes dados também incluem estrangeiros residentes em Portugal, mas excluem, por exemplo, os que assinam os papéis nos seus países de origem e chegam a Portugal para fazer as chamadas “cerimônias simbólicas” ou “bênçãos”, ou seja, concretizam a formalização do matrimônio no seu país de origem, e depois levam cerca de uma centena de convidados até Portugal para uma cerimônia organizada, com “recordações para todos, até à eternidade”.

Brasileiros à conquista
Segundo a maioria dos wedding planners, verificou-se um aumento do número de casamentos de estrangeiros no país, nos últimos dois anos, e a tendência é de crescimento entre os casais brasileiros. O mercado brasileiro preferencialmente opta por Lisboa (com destaque para Sintra e Cascais) ou a Região do Douro, seguido do Algarve, região que assume a preferência dos casais ingleses.

Os casais apontam a escolha de Portugal, como destino para este tipo de evento, alguns indicadores que, juntos, considerem ser raro encontrar num único pais, tais como:
a beleza do país; a diversidade na oferta e sofisticação; a facilidade dos processos legais [pelo facto de ser permitido casamentos civis em vários espaços e praias]; o clima; a localização; a língua; a gastronomia; a hospitalidade; o profissionalismo e a segurança; valores [para se realizar uma cerimônia e festa de casamento] muito mais baixos do que em qualquer outro país.

Neste último quesito, importa destacar que, segundo os especialistas do sector, um casamento de luxo pode custar menos 30% a 40% em Portugal comparativamente ao Brasil, porque, por exemplo, não há necessidade de segurança privada nem geradores de energia.

O negócio dos casamentos com estrangeiros em Portugal é de tal maneira frutífero que as unidades hoteleiras começaram a apostar neste nicho de mercado, tendo passado a concretizar formação específica para as equipas dos hotéis. 

Culturalmente, existem diferenças substanciais nos gostos. Por exemplo, os irlandeses e os ingleses privilegiam o bar aberto e gostam muito de festa. Os indianos, por sua vez, têm de ter um catering próprio. Já os brasileiros dão extrema importância à decoração com flores e mesas de doces com muita decoração. 

Claro que há casamentos para todos os gostos, desde, por exemplo, o noivo que alugou um helicóptero e "lançou-se de paraquedas na cerimônia”, ou um casamento civil num barco, no Douro, outros que preferem cerimônias ao ar livre, junto à vinha, com mesas de madeira sem toalhas...

Katherine Edwards e David Tansey, aquando do seu casamento em Tavira (Algarve), testemunharam o seguinte: “A melhor comida, excelentes fotógrafos, banda a tocar, o hotel, etc”, enumera o noivo, enquanto a noiva “Adoramos o sol, as paisagens, as praias, e as nossas famílias tinham de viajar!”.


Deixe os seus sentidos se envolverem no que o rodeia.
Let your senses get involved in what surrounds you.

Temos o 7 bem no meio do coração, na EMO7ÃO.

Passagens Aéreas   Hotéis & Pousadas   Câmbios
Cruzeiros   Passaportes & Vistos   Assistência em Viagem
Pacotes Nacionais & Internacionais   Rent a Car   Tours
Viagens Globais Personalizadas
Adaptado – Diversificado – Sofisticado
Viagens de Incentivos – Melhor Idade
Parcele em até 12 vezes!

Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Working with Art,
Creating with Passion!

Contacte-nos! Vamos viajar juntos!
Come along! Let's travel together!!

PHONE +55 71 3032 0700
CEL +55 71 99334 0015

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil



Postagens mais visitadas