Tomé de Sousa, 1º Governador do Brasil

Igreja Românica de São Pedro de Rates
Tomé de Sousa, 1º Governador-Geral do Brasil, é natural de São Pedro de Rates, vila histórica, de pouco mais de 2500 habitantes, situada perto da Cidade do Porto. A localidade de Rates, ponto de passagem de uma via romana (nela, tem inicio um dos trilhos dos "Caminho de Santiago") desenvolveu-se, sobretudo, graças ao mosteiro fundado em 1100.

No início do século XVI, com a desorganização do mosteiro, ocorreu a sua transformação em Comenda da Ordem de Cristo, presidida por Tomé de Sousa.

Nesta localidade de São Pedro de Rates, está situada a Igreja de São Pedro de Rates (também conhecida como Igreja Românica de Rates), que constitui um dos mais importantes monumentos românicos medievais no então emergente reino de Portugal, dada a relevância das formas arquitetônicas e escultóricas.

Até 1552, aquela igreja guardava o Corpo de São Pedro de Rates, antes de este ter sido transferido para a Sé de Braga. São Pedro de Rates seria um bispo ordenado pelo Apóstolo Santiago (o Mata-Mouros) e decapitado quando celebrava uma missa. Um eremita chamado São Félix deu sepultura ao corpo mutilado e decomposto do bispo.

Tomé de Sousa (ou Souza) é o primogênito de João de Sousa, Abade de Rates, e de Mécia Rodrigues de Faria, mulher nobre dos Farias de Barcelos.

Como recompensa dos seus extraordinários préstimos ao serviço da Coroa portuguesa, recebeu em 1535 o título de fidalgo (nobre, aristocrata).

No Brasil, como o método de colonização assente nas capitanias hereditárias apresentava sinais de fraqueza (com exceção de São Vicente e Pernambuco), a 7 de Janeiro de 1549, Portugal nomeou Tomé de Sousa a Governador-Geral do Brasil, com vista à consolidação o domínio português nesta região.

A Carta Régia que o nomeou, referia também que a sede seria na capitania da Baía de Todos os Santos.

Assim, Tomé de Sousa, aportou na Bahia a 29 de março de 1549 e, juntamente, trazia orientações precisas sobre a organização do poder público - fazenda, justiça, defesa, fundação de uma capital - e sobre temas relevantes como as relações com os indígenas e o estímulo às atividades agrícolas e comerciais.

Para instalar a sede do novo governo do Brasil, Tomé de Sousa fundou a Cidade de Salvador, onde fez edificar a sua residência, a Casa da Câmara, a Igreja Matriz, Colégio dos Jesuítas e, aos poucos, outros edifícios.

Em 1552, depois de uma inspeção junto ao litoral, fez a seguinte observação ao Rei de Portugal, sobre o que hoje é o Rio de Janeiro: "Parece-me que Vossa Alteza Real deve mandar fazer ali uma povoação honrada e boa".

Tomé de Sousa também doou a Garcia d'Ávila - que segundo alguns autores, seria seu filho - 14 léguas (medida antiga, de valor variável, a que corresponde por cada uma, cerca de 4 km) de terras de sesmaria (terreno abandonado, entregue à quem se comprometesse a cultivá-lo, a troco de um imposto), terras essas que estão na origem da Casa da Torre (também conhecida como Castelo de Garcia d'Ávila, situada no atual município de Mata de São João, Bahia), naquele que - mais tarde - foi considerado o maior latifúndio das Américas.

Em documentos da época, é referido que, em 1573 (com 70 anos) Tomé de Sousa ainda estava vivo, recebendo uma renda (salário) de "300 reis por mês, e alqueire (antiga medida utilizada sobretudo em cereais, mas de volume variável. No Brasil, corresponde entre 12,5 e 13,8 litros) de cevada por dia. Era muito cortesão e entendido (inteligente e lúcido). Achando-se velho, retirou-se para viver na sua Quinta (em Rates), onde honrado e filosoficamente, viveu alguns anos.

Temos o 7 bem no meio do coração, na emo7ão.

Passagens Aéreas   Hotéis & Pousadas   Câmbios
Cruzeiros   Passaportes & Vistos   Assistência em Viagem
Pacotes Nacionais & Internacionais   Rent a Car   Tours
Viagens Globais Personalizadas
Adaptado – Diversificado – Sofisticado
Viagens de Incentivos – Melhor Idade
Parcele em até 12 vezes!


Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Working with Art,
Creating with Passion!


Contacte-nos! Vamos viajar juntos!
Come along! Let's travel together!!

PHONE +55 71 3032 0700
CEL +55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Postagens mais visitadas