Lisboa: Cidade do Mundo

Ponte 25 de Abril

Existem vestígios de ocupação humana na região da Cidade, desde - pelo menos - há cerca de 30.000 anos pela chegada à Península do Homem moderno.

Diz a lenda que a Cidade de Lisboa foi fundada por Ulísses, herói mítico grego.

Os cavalos desta região, antepassados dos atuais cavalos lusitanos, já eram então famosos no Mediterrâneo pela sua velocidade, tendo Plínio afirmado que as éguas do Tejo deveriam ser fecundadas pelo vento.

Lisboa, fundada há mais de três mil anos, é uma das mais antigas Cidades da Europa, e também a segunda mais velha capital da Europa (ainda mais antiga que Roma, em cerca de quatrocentos anos), após Atenas.

A sua história circula à volta da sua posição estratégica na foz do Rio Tejo: por o seu porto natural, ser o melhor para o reabastecimento dos barcos que fazem o comércio entre o Mar do Norte e o Mediterrâneo; por no seu estuário, ter uma grande bacia de cerca de 23 Km de largura, próxima da sua foz, que serve de abrigo natural para as embarcações (este é um dos motivos pelo qual os portugueses escolheram Salvador, como sua capital, no Brasil); e pela proximidade, no extremo Sul e Ocidente da Europa, com os novos continentes da África e da América.

Conhecida ao longo do tempo por uma variedade de nomes (Alis Ubbo, pelos Cartagineses; Olissipo, pelos Romanos; Ulishbona, pelos Suevos; Ulishbuna, pelos Visigodos; Olishbuna, pelos Árabes em 711 d.c.;  al-Ushbuna, também pelos Árabes, no século X), Lisboa viu a sua prosperidade ameaçada quando o Império Otomano invade e conquista os territórios Árabes do Norte de África, Egito e Médio Oriente no século XV. Os Turcos são inicialmente hostis aos interesses de Lisboa e das suas aliadas Veneza e Génova, e o comércio das especiarias, ouro, marfim e outros bens sofre fortemente. Os mercadores de Lisboa - muitos descendentes de Muçulmanos ou Judeus com ligações ao Norte de África - reagem, por necessidade, com o objetivo de negociarem diretamente com as fontes dessas mercadorias, dando o mote para os Descobrimentos Portugueses.

O grande impulsionador deste objetivo é o Infante D. Henrique, que se baseia na cidade de Tomar - sede da Ordem de Cristo (antigos Templários) - e com o apoio de uma grande comunidade de mercadores Judeus. O dinheiro e os conhecimentos sobre o Oriente, por parte dos Templários e Judeus, foram sem dúvida, fundamentais para os portugueses concluirem com êxito a epopeia dos descobrimentos.

Lisboa é o mercado para os gostos de luxo das elites de toda a Europa: Veneza e Gênova arruínam-se e a Inglaterra e Holanda veem-se obrigadas a imitar os Portugueses para travar as perdas de divisas. Os Lisboetas controlam durante várias décadas todo o comércio desde o Japão até Ceuta. A Cidade ganha fama que chega a mito, e no século XVI é, sem dúvida, a mais rica Cidade de todo o Mundo. Para ela migram comerciantes de toda a Europa, que se misturam com as já substanciais minorias Judaicas e Muçulmanas, além do grande número de escravos Africanos, Indianos, Chineses e, mesmo Japoneses e Índios Brasileiros.

No tempo do Rei D. Manuel I, nas ruas de Lisboa as festas são feitas com desfiles de leões, elefantes, rinocerontes, camelos e outros animais que não eram vistos na Europa desde o tempo do Circo Romano. Um rinoceronte e um elefante chegam inclusivamente a ser oferecidos ao Papa Leão X.

Na Europa o mito de Lisboa e das suas descobertas é tão grande que quando Thomas More inventa a sua ilha da Utopia, tenta dar-lhe credibilidade dizendo que foram os Portugueses a descobri-la.
Claralusotour®
Temos o 7 bem no meio do coração, na emo7ão.

Passagens Aéreas   Hotéis & Pousadas   Câmbios
Cruzeiros   Passaportes & Vistos   Assistência em Viagem
Pacotes Nacionais & Internacionais   Rent a Car   Tours
Viagens Globais Personalizadas
Adaptado – Diversificado – Sofisticado
Viagens de Incentivos – Melhor Idade
Parcele em até 12 vezes!


Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Working with Art,
Creating with Passion!


Contacte-nos! Vamos viajar juntos!
Come along! Let's travel together!!

PHONE +55 71 3032 0700
CEL +55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Postagens mais visitadas