Lisboa e o Azulejo

Azulejo comemorativo de uma parte da Batalha de Aljubarrota
A palavra azulejo, tem origem no árabe azzelij (ou al zuleycha, al zuléija, al zulaiju, al zulaco) que significa pequena pedra polida e era usada para designar o mosaico bizantino do Oriente Médio. É comum, no entanto, relacionar-se o termo com a palavra azul (termo persa lazhward, lápis-lazúli) dado grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo emprego maioritário desta cor, mas a real origem da palavra é árabe.

O azulejo já era utilizado na antiguidade, no período do Antigo Egito e na região da Mesopotâmia, alastrando-se por um amplo território com a expansão islâmica pelo norte de África e Europa (zona do Mediterrâneo), penetrando na Península Ibérica no século XIV por mãos mouras que levam consigo a origem do termo atual.

Na virada do século XV para o século XVI o azulejo atinge Portugal, um País já com uma longa experiência em produção de cerâmica. Inicialmente, importado da Espanha o azulejo é, mais tarde, empregado como resultado de manufatura própria, não só no território nacional, mas também em parte do antigo império, de onde absorve simultaneamente uma grande influência (Brasil, África, Índia).

Com as suas respectivas variantes estéticas, o azulejo vai ser utilizado em outros Países, mas em nenhum outro acaba por assumir a posição de destaque no universo artístico, a abrangência de aplicação e a quantidade e qualidade de produção atingidas em Portugal, sobretudo como o símbolo da expansão marítima portuguesa.
Temos o 7 bem no meio do coração, na emo7ão.

Passagens Aéreas   Hotéis & Pousadas   Câmbios
Cruzeiros   Passaportes & Vistos   Assistência em Viagem
Pacotes Nacionais & Internacionais   Rent a Car   Tours
Viagens Globais Personalizadas
Adaptado – Diversificado – Sofisticado
Viagens de Incentivos – Melhor Idade
Parcele em até 12 vezes!


Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Working with Art,
Creating with Passion!


Contacte-nos! Vamos viajar juntos!
Come along! Let's travel together!!

PHONE +55 71 3032 0700
CEL +55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Postagens mais visitadas