Templários e Portugal

Charola, no Convento de Cristo em Tomar

A importância do Convento de Cristo em Tomar está diretamente associada aos Templários, e à sua importante influência em Portugal, seja na sua independência, conquista, consolidação do território, e descobrimentos portugueses.

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários, foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que pretendiam fazer a peregrinação a Jerusalém.

Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges. Usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha, e o seu símbolo passou a ser um cavalo montado por dois cavaleiros. A ordem cresceu rapidamente tanto em membros quanto em poder, acabando por gerir uma vasta infraestrutura econômica, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião do sistema bancário.

Cerca de dois séculos após, o rei francês Filipe IV (o belo), profundamente endividado com a Ordem, começou a pressionar o Papa Clemente V a tomar medidas contra eles. Como consequência, em 1307, a Ordem foi extinta, e muitos dos membros detidos e queimados publicamente.

Em Portugal, a partir de 1310 o rei D. Dinis procurou evitar a transferência dos bens da ordem extinta para a Ordem dos Hospitalários. Posteriormente, a 15 de março de 1319, pela bula Ad ae exquibus o Papa João XXII instituiu a Ordo Militiae Jesu Christi (Ordem da Milícia de Jesus Cristo) à qual foram atribuídos os bens da extinta ordem no país. Após uma curta passagem por Castro Marim, a nova Ordem viria a sediar-se também em Tomar.

É a partir da cidade de Tomar que são pensados e iniciados os planos para os Descobrimentos Portugueses.

Só em 2007, após a descoberta do chamado "Pergaminho de Chinon" que a Igreja Católica declara a inocência dos Templários. Nesse pergaminho com 700 anos, está uma declaração em que o Papa Clemente V pretendia absolver a Ordem das acusações de heresia, e que poderia ter dado eventualmente a absolvição ao último grão-mestre, Jacques de Molay.
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